terça-feira, 12 de julho de 2011

Google Chrome 12.0.742.112


  • Em Português
  • Gratuito
  • 556 KB
  • Para Windows XP/Vista/7

Leve e veloz, como sempre! Nova versão do Chrome traz novidades para conteúdos 3D, sincronização e segurança.

A Google acaba de liberar a versão estável do Google Chrome 12. O navegador conta com novos recursos e teve uma série de falhas de segurança corrigidas. Ele está mais rápido, seguro e prático do que nunca. Apesar de não apresentar grandes reformulações na sua interface, a última versão do navegador da gigante de Mountain View aperfeiçoou a experiência de navegação oferecida aos usuários.

A nova versão do browser.

Além de manter os recursos que fizeram sucesso na versão anterior, como a transcrição da fala em texto e o leitor de PDF interno, o Chrome traz mais ferramentas de segurança e, como de praxe, diversas correções de bugs. Conheça a nova forma de navegar na internet com o Google Chrome!

Fale com o navegador

O Chrome é capaz de transcrever sua fala em texto apenas com os recursos do HTML5, devido ao uso da API speech input. Com isso, os desenvolvedores podem criar aplicativos para a web que permitam a transcrição de voz.

Assim, sempre que você acessar uma página que possua suporte para esta funcionalidade, é possível clicar no ícone referente ao recurso e falar algo ao microfone. O áudio é enviado aos servidores para transcrição e o texto aparece digitado em sua tela. Se quiser conferir o funcionamento deste recurso, (já com esta versão do Chrome instalada), basta clicar aqui.

Reconhecimento de voz no demo

Web Store

Desde o lançamento do Chrome OS, o sistema operacional nas nuvens da Google, a empresa conta, também, com uma loja virtual em que vende e distribui aplicativos. Ali estão centralizados temas e extensões para o navegador, bem como jogos e outros extras que incrementam a experiência do internauta.

Se o Chrome surpreendeu todos por “inaugurar” uma nova era dos navegadores – na qual eles estão mais compactos, porém sem abandonar a funcionalidade –, com a Chrome Web Store ele inova mais uma vez. Com tal ferramenta, o browser da Google traz para a área dos navegadores uma ideia que faz bastante sucesso com dispositivos móveis, como é o caso do iPhone/iPad/iPod Touch e a App Store da Apple.

A instalação de extensões no Chrome já era simples, mas ela ficou ainda mais fácil com a Web Store. Agora, você conta com tudo reunido em um único espaço, bem organizado e repleto de opções. Por meio desse local, você acessa os principais complementos e extras para um dos melhores navegadores da atualidade.

No Google Chrome 12, a interação com a loja online é ainda maior. O acesso aos aplicativos instalados pode ser feito pela página inicial do navegador. Dessa forma, sempre que você abrir o browser os softwares implementados serão apresentados em uma lista acima das páginas prediletas e os últimos sites acessados.

Você quer mais facilidade que isso? O Chrome, em sua última versão estável, permite que os complementos sejam acessados pela Omnibox, a ferramenta que possibilita que a barra de endereço do navegador seja utilizada como barra de pesquisa. Assim, basta digitar o nome da extensão desejada no lugar da URL para que ela seja automaticamente carregada pelo browser.

Acesse aplicativos pela barra de endereço.

Suporte nativo a 3D

A WebGL, um novo conceito que traz gráficos em 3D com aceleração via hardware, foi adotada pelo Chrome na sua versão anterior. Se o Firefox foi o primeiro a iniciar os testes, o Google Chrome saiu na frente e lançou a primeira versão estável de um navegador com suporte a esta tecnologia, sem a necessidade de nenhum outro complemento.

Isso significa que você pode experimentar vídeos em 3D dentro do navegador da Google sem ter que instalar nenhum programa além do próprio browser. Na página de experimentos da empresa, está disponível uma série de exemplos do uso do WebGL que podem ser experimentados gratuitamente.

Confira a nova experiência 3D do naveagdor.

Por sua vez, em sua nova versão, o Google Chrome implementou mais uma novidade para melhorar a exibição de conteúdo em três dimensões. Desta vez, o navegador ganhou uma nova estrutura para a aceleração de CSS tridimensional por meio de hardware.

Com esses recursos, o usuário pode navegar em um ambiente 3D completamente interativo. Por exemplo, assistir a um vídeo, que poder ter sua escala visual alterada, enquanto o cenário usado como plano de fundo é rotacionado. Você pode experimentar o desempenho do Chrome clicando aqui.

Chrome Instantâneo

Este recurso é semelhante à busca com resultados imediatos do Google, o Google Instant. Ele funciona assim: quando você começa a digitar o endereço de uma página visitada anteriormente, ela é carregada na aba. É um método realmente interessante e inovador que torna muito mais ágil o acesso a páginas de seu histórico.

Chrome Instantâneo

Para ativar esta opção vá ao menu de personalização e configuração (cujo ícone é uma chave inglesa), depois vá em “Opções” e, na guia “Básicas”, habilite a opção “Ativar o Instantâneo para pesquisar e navegar mais rapidamente”.

Sincronize sites favoritos

Outro aspecto interessante é a possibilidade de sincronizar os seus sites favoritos a partir do próprio navegador. Já na instalação do browser surge uma opção para importar favoritos e senhas dos outros navegadores disponíveis no seu computador.

Sincronize tudo!

Se os seus sites favoritos estão armazenados sob uma conta do Gmail, você pode importá-los para a barra de ferramentas e acessá-los sempre que estiver logado com mais facilidade. Para isso vá a Opções > Coisas pessoais > Sincronização > Personalizar.

Na versão anterior do Chrome, já era possível sincronizar até mesmo os serviços de preenchimento automático. Para configurar essa ferramenta, clique em Opções > Coisas pessoais > Opções de preenchimento automático e então preencha os campos que deseja transformar em autocompletáveis.

Formulário de preenchimento automático.

Entre os campos disponíveis, estão nome completo, nome da empresa, endereços, cidade, estado, CEP, país, telefone, fax e email, além de informações referentes ao cartão de crédito do usuário.

Com sua última atualização, o Google Chrome aumentou a quantidade de recursos que podem ser sincronizados. A partir desta versão, o navegador permite que senhas e aplicativos (além das extensões) tenham seus dados e configurações sincronizados, oferecendo ao internauta maior facilidade para ter suas preferências em outras máquinas.

PDF sem plugin

Agora você pode visualizar arquivos PDF dentro do Chrome sem a utilização de nenhum plugin. Sempre que clicar sobre um arquivo neste formato, ele é aberto automaticamente em uma nova aba, em um leitor próprio do navegador. Esta novidade torna mais rápido o carregamento deste tipo de arquivo, normalmente lento devido à utilização de complementos.

Leia arquivos PDF sem qualquer complemento.

Segurança em alta

Como não poderia deixar de ser, além de algumas novidades, o Chrome 12 trouxe uma série de correções que visam melhorar a qualidade da navegação. As principais mudanças foram no quesito segurança, o que aumenta a compatibilidade do navegador com sites de bancos, por exemplo.

Além disso, uma série de correções também foi realizada visando melhorias em pequenos erros, como problemas de carregamento em alguns plugins Flash, algo que agora não deve mais acontecer.

Outra novidade do navegador da Google é o recurso para remover os cookies do Flash diretamente pelo browser. Isso deve reduzir as brechas de segurança deixadas pelo software da Adobe, um dos mais vulneráveis segundo pesquisas de empresas especializadas em segurança computacional.

A ferramenta de Navegação Segura do Chrome também sofre reformulações. Esse recurso do navegador exibe uma mensagem de alerta quando você acessa um site suspeito – uma forma de prevenir as fraudes e prejuízos ocasionados por páginas maliciosas que tenham malwares ou phishing.

Alerta de segurança!

Para ativar a Navegação Segura siga os seguintes passos:

1º passo: Clique no botão com o ícone de uma chave inglesa;

2º passo: selecione “Opções”;

3º passo: acesse a seção “Configurações avançadas”;

4º passo: na área denominada “Privacidade”, marque a opção “Ativar proteção contra phishing e malware”.

Desempenho aumentado

Por fim, você pode não perceber, mas o Chrome 12 ainda traz melhorias de performance na linguagem JavaScript, através do avanço do motor V8. O programa ainda oferece melhorias de interface, como a possibilidade de abrir menus de configurações em novas abas, em vez de caixas de diálogos.

Alguns usuários estavam esperando que o navegador trouxesse suporte nativo para o codec H.264, que permite a codificação de vídeos em alta qualidade. No entanto, como informado pela própria Google, esse recurso não estará mais disponível. É possível baixar um complemente gratuito da própria Microsoft, acessando este link.



Nenhum comentário:

Postar um comentário