terça-feira, 12 de julho de 2011

Google Chrome 14 Beta


  • Gratuito
  • 22,20 MB
  • Para Windows XP/Vista/7

A nova versão do Chrome traz ainda mais velocidade na navegação e o carregamento ágil da primeira página de resultados do Google.

Foi liberada a 14ª versão do Chrome, o navegador da Google. Ainda em fase Beta, o browser é estável o suficiente para aqueles que gostam de viver sempre atualizados e que querem experimentar as últimas novidades implementadas pelos desenvolvedores.

Agora o Chrome passou a mostrar uma mensagem antes de instalar algum complemento ou aplicativo da Chrome Web Store. Além disso, ele emite um aviso sempre que uma página com certificado seguro tentar executar um script inseguro, em vez de simplesmente bloquear a operação completamente.

Atendendo a pedidos existentes desde 2008, o Chrome agora conta com a visualização de impressão, algo para o qual ele simplesmente não tinha suporte.

Esconda a barra de navegação

Uma das principais novidades da versão 13 do Google Chrome é a navegação ainda mais compacta com o recurso que esconde a barra de endereços. No entanto, sua implementação ainda não é nativa, sendo necessário ativá-la dentro do menu about:flags. Para fazê-lo, digite “about:flags” (sem as aspas) na barra de endereços do seu navegador.

Ative a opção

Dentro da janela de opções que se abre, procure pela alternativa Compact Navigation (navegação compacta) e ative o recurso.

Clique com o botão direito e marque a opção.

Após a reinicialização do navegador, clique com o botão direito sobre a barra de navegação e marque a opção “Hide the toolbar” (esconda a barra de ferramentas).

A barra de endereços permanecerá oculta.

Assim a barra de tarefas do Google Chrome permanece oculta e as ferramentas para avançar e para retornar páginas sobem para ao lado das abas. Uma versão compacta da barra de endereços surge ao abrir novas abas ou ao clicar sobre a aba atual.

Velocidade

Nesta nova versão, o Chrome está mais rápido do que nunca. Esse aumento de performance é percebido principalmente em sites que utilizem AJAX em seu código, por exemplo, já que o responsável pela façanha é o V8 (agora atualizado para a versão 3.2.3.1), o motor JavaScript do Chrome.

Além disso, essa versão também inclui algumas implementações preliminares da função de aceleração por meio da placa de vídeo do computador. Os usuários com placas de vídeo adequadas perceberam uma diferença considerável, com quedas de até 80% do uso do CPU. Sem dúvida, uma boa notícia para quem precisa economizar a bateria do notebook.

Chrome atualizado

A Google também aprimorou o recurso que permite a aceleração gráfica em 3D (OpenGL), incluído na versão anterior do navegador. Os desenvolvedores poderão utilizar recursos visuais em três dimensões em uma página da internet utilizando o CSS.

Aparência e facilidades

Embora não interfira no desempenho ou na navegação propriamente dita, uma das mudanças que mais salta aos olhos é sem dúvidas o novo símbolo. Não as cores, mas o padrão alterado é que chama atenção. Agora, o logo do Chrome é achatado e está em duas dimensões, ao contrário de como foi desde a primeira versão do navegador.

Outra novidade está na antiga janela de configurações do navegador. Ao acessar o item “Options”, no menu “Customize and control Google Chrome”, o usuário percebe que a janela foi transformada em uma página web, com direito a campo de busca e URL e que abre em uma nova aba do navegador.

Isso significa que você pode facilmente encontrar as opções que você deseja, digitando palavras-chave. A captura de tela abaixo mostra o resultado de uma pesquisa para o termo “senha”.

Pesquise pelas opções que quer encontrar

Outro ponto positivo dessa mudança diz respeito ao suporte técnico que os usuários às vezes precisam prestar. Sabe aquele tio que abre uma conversa com você, perguntando como ele faz para alterar as configurações de proxy do navegador? Pois bem, agora você pode simplesmente colar para ele o endereço da página de configurações avançadas, que fica em chrome://settings/advanced.

Sincronização de dados do Chrome

Fale com o navegador

Agora, o Chrome é capaz de transcrever sua fala em texto apenas com os recursos do HTML 5, devido ao uso da API speech input. Com isso, os desenvolvedores podem criar aplicativos para a web que permitam a transcrição de voz.

Assim, sempre que você acessar uma página que possua suporte para esta funcionalidade, você pode clicar no ícone referente ao recurso e falar algo ao microfone. O áudio é enviado ao servidores para transcrição e o texto aparece digitado em sua tela. Se quiser conferir o funcionamento deste recurso, (já com esta versão do Chrome instalada), basta clicar aqui.

Reconhecimento de voz no demo

Quem já gostava do recurso de armazenar senhas de serviços online no Chrome, ficará satisfeito com a versão 13. Agora o usuário pode salvar senhas, temas, preferências e extensões online, atrelando essas configurações à conta dele no Google. Com isso, ele poderá sincronizar os mesmos dados de diferentes computadores, sem dificuldade.

Selecionar várias abas

Agora o navegador permite que você selecione mais do que uma aba por vez. Para isso, basta você pressionar a tecla “Ctrl” e clicar em todas as guias que deseja marcar. A grande vantagem é que, ao aplicar uma ação (como "Atualizar", por exemplo), ela afeta a todas as abas e não somente aquela que está ativa.

Selecionando mais do que uma janela ao mesmo tempo

Instant Pages

Agora o navegador já possui a funcionalidade do “Instant Pages” integrada. Isso quer dizer que, quando você fizer uma pesquisa no Google, o primeiro resultado da lista é carregado na memória do navegador antes mesmo de você clicar. Ou seja, ele vai abrir a página muito mais rápido quando for solicitado pelo usuário.



Nenhum comentário:

Postar um comentário